Especialidades
Psicanálise – Terapia cognitiva Comportamental – TCC; Análise do Comportamento Aplicada – ABA; Psicomotricidade Relacional – Terapia de casal – Psicoeducação – Grupo de pais
O Setor de Psicologia da EQUIPE-CLÍNICA estrutura-se em duas vertentes, uma Clínica pautada em atendimentos individuais e/ou em grupos e outra de Formação, onde a experiência cotidiana articula-se ao compromisso teórico. Funciona ao estilo de uma práxis, onde teoria e prática se articulam.
Desde sua fundação o Setor de Psicologia mantém uma interlocução com a Psicanálise (atualização da descoberta Freudiana sobre os efeitos do inconsciente), e com a Terapia Cognitiva comportamental (visa corrigir as distorções cognitivas e, em conseqüência, aumentar a flexibilidade cognitiva do paciente).
O Setor de Pedagogia abrange a Psicopedagogia e a EQUIPE-Escola.
Psicopedagogia
A Psicopedagogia trabalha com as dificuldades e transtornos de aprendizagem (disgrafia, disortografia, dislexia, discalculia, dificuldades de alfabetização e outros), como também desenvolve as habilidades básicas para a alfabetização.
Trabalha também com a proposta de Reuven Feuerstein, que defende a ‘modificabilidade cognitiva do sujeito’ e a ‘experiência da aprendizagem mediada’, com os Programas de Enriquecimento Instrumental – PEI – I e II, que visam desenvolver e ampliar nos pacientes as funções cognitivas.
Equipe Escola
A Equipe-Escola desenvolve um Projeto Trans e Interdisciplinar em Escolaridade para pré-adolescente, adolescente, com necessidades educativas especiais, na “Clínica da debilidade” (num enfoque psicanalítico é a posição, em que o sujeito se coloca frente ao saber, independente da existência ou não de organicidade).
Tem no pedagógico, como pressuposto teórico a abordagem de Reuven Feuerstein, que defende a Modificabilidade Cognitiva do sujeito e a de Vygostsky com a formação social da mente. Com estas abordagens, conseguiu reabilitar mais de mil alunos, que hoje são cidadãos conscientes e atuantes no mercado de trabalho, como também, incluírem outro tanto, em escolas regulares, seguindo o seu curso de desenvolvimento normal.
Atende indivíduos pré-adolescentes e adolescentes, enturmados em grupos reduzidos de alunos em Classe de Alfabetização e nos Níveis I, II, III, IV e V (equivalentes ao 1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano do Ensino Fundamental I), de acordo, com o desenvolvimento biopsicossocial e o desempenho em avaliação psicopedagógica.
Ao longo de seus 50 (cinqüenta) anos de existência tem se constituído como referência, ao construir um saber próprio, e, com seu Fórum Permanente de Formação e Atualização do Profissional, como Centro de Transmissão formador de agentes divulgadores de saberes relacionados à Educação Especial.
Em conformidade com este propósito, a Instituição EQUIPE-ESCOLA desenvolve um Projeto Político Pedagógico, pautado na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, onde, pelas necessidades decorrentes das especificidades de cada aluno, são trabalhados, simultaneamente, as HABILIDADES previstas na EDUCAÇÃO INFANTIL vinculadas na concepção CUIDAR e EDUCAR através dos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: (“O eu, o outro e o nós”; “Corpo, gestos e movimentos”; “Traços, sons, cores e formas”; “Escuta, fala, pensamento e imaginação”; “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”), e, as COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (1 – Conhecimento; 2 – Pensamento Científico, Crítico e Criativo; 3 – Repertório Cultural; 4 – Comunicação; 5 – Cultura Digital; 6 – Trabalho e Projeto de Vida; 7 – Argumentação; 8 – Auto-conhecimento e Auto-Cuidado; 9 – Empatia e Cooperação; 10 – Responsabilidade e Cidadania).
A Fonoaudiologia é exercida na Equipe-clínica como uma especialidade que visa à prevenção, a habilitação e a reabilitação do indivíduo que apresenta problemas de comunicação oral e escrita. O fonoaudiólogo é o profissional da saúde que atua nas áreas de pesquisa, prevenção, avaliação e tratamento das alterações da voz, fala, aprendizagem, equilíbrio, linguagem, deglutição, enfim, da comunicação humana.
Atendemos clinicamente nas áreas de: voz, alterações de fala, distúrbios de aprendizagem, gagueira, dificuldades de deglutição, disfunção na articulação têmporo-mandibular, dificuldades de linguagem e alterações da motricidade orofacial.
A Terapia Ocupacional, através de atividades terapêuticas do ‘fazer’, enfoca o indivíduo como um ser biopsicossocial objetivando desenvolver seus aspectos motores, emocionais, cognitivos e sociais visando à aquisição de uma melhor qualidade de vida.
A Terapia Ocupacional tem por finalidade desenvolver:
• Os distúrbios na capacidade de processamento e integração de estímulos multissensoriais;
• As capacidades básicas do aprendizado escolar, como percepção, atenção, concentração, memória, coordenação viso-motora e outras;
• As habilidades básicas para alfabetização em indivíduos com dificuldades de aprendizagem;
• As aptidões para o trabalho manual e artesanal, preparando o paciente para atividades profissionais;
• O espírito de trabalho em equipe, reconhecendo a importância da função que desempenha no grupo e sua responsabilidade para o êxito dos trabalhos;
• O interesse por assuntos relacionados ao mercado de trabalho;
• As habilidades requeridas para a utilização adequada de equipamentos simples ou execução de serviços, como também formar hábitos de ordem, limpeza, segurança no trabalho e responsabilidade pelo material que manipula.